A hora é agora

Muito preocupante. 

O gráfico abaixo apresenta dados coletados a partir dos questionários que professores e diretores responderam na aplicação da Prova Saeb de 2017 e que foi publicado em 2019¹. Considerando que nesses dois últimos anos vivemos situação de extrema excepcionalidade, não há nenhuma razão para acreditar que a realidade retratada tenha mudado. Ao contrário, deve ter se agravado.

Ainda que sejam muito grandes as diferenças regionais, o fato é que cerca de 1/3 dos diretores de escolas brasileiras não promoveram nenhuma atividade destinada à formação continuada de seus professores em um intervalo de dois anos. Note-se que não se está falando de oferecer aos professores cursos ou palestras com convidados externos, o que seguramente exige recursos financeiros e sabemos o quanto eles são limitados nas escolas. Bastava a realização de uma atividade que promovesse alguma forma de formação continuada aos professores, conduzida pela própria equipe. Poderia ser a leitura e a discussão de um livro ou um artigo tratando de algum assunto relevante para os professores, ou assistir a um vídeo e promover um debate acerca dele depois.

O curioso é que, na mesma oportunidade, 80% dos diretores dizem ter participado de atividades destinadas ao seu aperfeiçoamento profissional, o que reconhecem como importante. Aliás, os professores também reconhecem e valorizam diretores que promovem esse tipo de atividade, sentindo que eles se importam com sua equipe pedagógica, como atesta a mesma pesquisa. No entanto, uma parcela significativa não tem essa percepção de seus diretores e quase 90% dos professores que responderam ao questionário naquela ocasião indicaram que gostariam de participar de mais atividades voltadas ao seu desenvolvimento profissional.

O planejamento das atividades para o início de 2022 não demora a começar (se é que já não começou). Bom momento para pensar com seriedade sobre a formação continuada da equipe de professores e também dos coordenadores, que mais do que nunca precisam sentir-se capazes de enfrentar e superar todas as adversidades que o contexto pandêmico trouxe. Não é tarefa simples. É preciso se preparar para ela. A hora é agora.

¹ Os dados foram publicados pelo Iede – Interdisciplinaridade e evidências no debate educacional e estão disponíveis em https://www.portaliede.com.br/iede-e-instituto-peninsula-publicam-estudo-sobre-o-cenario-dos-professores-no-brasil/

Vitória Rodrigues e Silva
Fundamento Assessoria

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