Festejos de final de ano, uma breve parada para recuperar o fôlego e tem início mais um ano escolar. Primeiro, voltam os gestores e, em seguida, os professores, com a tarefa mais do que importante de elaborar ou ajustar os planejamentos pedagógicos. Trabalho que a rigor necessita de ajustes durante todo o ano, mas em janeiro é momento de adequar o que será trabalhado ao perfil das turmas que se vai receber, acomodar a programação ao calendário escolar, de modo que os feriados, atividades extra classe e outros eventos não causem interrupções indevidas nos planos de aulas.
Tudo isso pode ser visto em uma perspectiva rotineira, quase burocrática, mas não deveria. Afinal, se tem um trabalho que não deve ser burocrático é o educacional, pois cada dia na escola é singular. Por isso, assim como os estudantes têm enorme satisfação em começar o caderno novo, toda a comunidade escolar deve entender que não é um apenas um ano novo que está se iniciando, mas que 2025 deve ser novo ano. Em que novas experiências devem ser proporcionadas aos estudantes, novas estratégias podem ser testadas, novos modelos avaliativos precisam ser implementados. Dessa maneira, o ano será mais desafiador, mas também poderá oferecer muitas oportunidades de novos aprendizados e descobertas, reconhecendo que os estudantes podem, sim, ir muito além do que imaginamos. Apostar na capacidade deles nos surpreenderem, desenvolvendo trabalhos que sejam significativos e contribuam efetivamente para a sua formação e autonomia deve ser um propósito de todos na escola nesse ano que se inicia.
Aos gestores, que iniciam antes a volta ao trabalho, proponho que pensem uma maneira nova de receber a equipe de professores, sinalizando que esse será realmente um novo ano. Por que não os levar a um parque da cidade, a um museu ou ao cinema, propondo uma atividade de lazer ou lúdica, mas que também tenha uma intencionalidade pedagógica? Ou por que não os receber com jogos de tabuleiro, cartas, dominó, quebra-cabeças e outros, propondo uma reflexão sobre o lugar do lúdico no dia a dia da escola? Ou ainda, por que não os recepcionar com uma apresentação musical, sinalizando que neste ano os alunos deverão ter oportunidade de oportunidade de conhecer outros ritmos e gêneros, diferentes dos que estão habituados, ampliando assim seu repertório? Enfim, promovam às equipes um novo ano novo!
Um excelente 2025 para todos!